APDH promove partilha de experiências em resposta ao COVID-19

A Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) lançou a iniciativa ‘Experiências na era COVID-19: Resiliência, Singularidade e Determinação’ com o objetivo de partilhar e dar a conhecer experiências que tenham emergido em resposta aos atuais desafios impostos pela pandemia COVID-19.

Em comunicado, a APDH anunciou que devido ao impacto da doença COVID-19, não se irá realizar o habitual Prémio de Boas Prática em Saúde, o que motivou este repto lançado a todas as instituições, profissionais e equipas de saúde do SNS.

As experiências que deverão ser apresentadas devem incidir especialmente nas áreas de:

1. Transformação estrutural e organizacional - Transformação estrutural e organizacional dos serviços emergentes e não emergentes; parcerias improváveis. Estratégias de integração dos diferentes níveis de cuidados - cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares, continuados e saúde pública - e articulação com o setor social.

2. Profissionais de saúde - Novas práticas e competências, motivação, necessidades e bem-estar dos profissionais, formação especializada, boas práticas de gestão e liderança.

3. Tecnologias de informação e digitais - Novas tendências na área da Telemedicina (como a telemonitorização, teleconsulta, telerastreio, teleconsultadoria, etc.); informação, reporte e melhoria dos resultados; interoperabilidade; comunicação.

4. Acesso do cidadão, incluindo grupos vulneráveis e de risco - Recuperação da confiança do cidadão nos serviços de saúde; acompanhamento e continuidade dos cuidados aos doentes crónicos, com multipatologias, com deficiência ou incapacidade, idosos, refugiados, entre outros.

5. Prevenção e promoção da saúde pública - Estratégias locais e regionais, com vista à diminuição da disseminação da infeção por SARS-CoV-2, ao nível da testagem, vigilância ativa e passiva, comunicação e educação do cidadão, entre outras.

6. Qualidade e segurança do doente - Mudança da cultura de segurança, boas práticas ao nível da prevenção e controlo de infeção e da proteção e segurança (ambiental, administrativas, de reengenharia, material de proteção, etc.) dos profissionais no ciclo de cuidados, doentes e visitantes.

A iniciativa, que conta também com a colaboração da Direção-Geral da Saúde, da Administração Central do Sistema de Saúde e das cinco Administrações Regionais de Saúde e, ainda, das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores, irá decorrer até 10 de setembro.

Os interessados deverão submeter as experiências através do formulário disponibilizado para o efeito, sendo que os resultados serão divulgados no final de novembro.