Unidade da Obesidade do Hospital CUF Descobertas distinguida como CRI
- 07 fevereiro 2025, sexta-feira
- Gestão

FOTO I YUNMAI/ UNSPLASH
A Unidade da Obesidade do Hospital CUF Descobertas foi recentemente distinguida com o estatuto de Centro de Referência Internacional pela European Association for the Study of Obesity (EASO), em reconhecimento à qualidade e diferenciação dos cuidados prestados pela sua equipa clínica multidisciplinar.
Esta atribuição atesta que a unidade segue as mais recentes diretrizes académicas europeias no tratamento da obesidade. Com esta distinção, a Unidade da Obesidade integra uma rede exclusiva de 190 centros acreditados em 47 países, podendo agora colaborar em estudos internacionais e desenvolver melhores práticas para o tratamento de pessoas com obesidade.
Em Portugal, a obesidade continua a ser uma preocupação crescente. Segundo Inês Sapinho, Coordenadora da Unidade da Obesidade, mais de 60 % da população portuguesa apresenta excesso de peso ou obesidade, com a previsão de que, em 2035, cerca de 39 % dos adultos possam ser obesos. "Dado que a obesidade é um problema de saúde global, é essencial responder de forma adequada e holística às necessidades das pessoas afetadas", afirma a endocrinologista, em comunicado.
A unidade é composta por uma equipa de especialistas nas áreas de endocrinologia, cirurgia geral, nutrição, psicologia, otorrinolaringologia e medicina física e reabilitação.
Este trabalho colaborativo e integrado é um dos fatores chave reconhecidos pela EASO, que destaca a eficácia na personalização do tratamento, que resulta em sucesso no controlo da obesidade e das doenças associadas, como a diabetes.
Além disso, Inês Sapinho sublinha as inovações disponíveis no Hospital CUF Descobertas, como a gastroplastia endoscópica com a técnica EndoSleeve, a cirurgia robótica e as novas abordagens cirúrgicas ileais, que se destacam por serem menos invasivas.
Outros artigos que lhe podem interessar