Estacionamento do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte
Situação passada
A crescente necessidade de estacionamento motivada pelo aumento significativo de veículos utilizados pela população, a expansão da área edificada e dos serviços do Hospital de Santa Maria, a crescente utilização da Faculdade de Medicina e da Escola Superior de Enfermagem, bem como o quase nulo investimento nos arranjos dos espaços exteriores e a dificuldade de controlo de acessos devido aos serviços de urgência, originou uma grande degradação no estacionamento e arruamentos do Hospital de Santa Maria.
Tendo como missão a garantia da equidade e universalidade do acesso e da assistência eficaz e eficiente, foi necessário reformular todos os estacionamentos e arruamentos com vista a mitigar os problemas decorrentes da desordem rodoviária que se sentiam.
Em 2005 surgiu a necessidade de melhorar todo o estacionamento e começou-se por identificar os perfis de utilizadores que acediam ao Hospital.
Caracterização do estacionamento em 2006
- Carga de tráfego muito forte no período da manhã;
- Pressão de estacionamento muito elevada;
- Desordenamento da circulação e do estacionamento;
- Alguns parques de estacionamento em mau estado de conservação;
- Insegurança em alguns parques de estacionamento no período noturno;
- Perímetro do edifício hospitalar inacessível aos bombeiros;
- Redução da capacidade de estacionamento devido a obras e novas construções.
Condicionantes em 2006
- A entrada/saída principal do Hospital que funciona permanentemente;
- A entrada de Abastecimentos funciona das 7 às 17 horas nos dias úteis;
- Garantia do acesso ao parque da Faculdade de Medicina de Lisboa;
- Acessos aos Serviços de Urgência livres e não dependentes da abertura de barreiras;
- O acesso do público em geral limitado à existência de lugar.
Conceitos propostos
- Controlo de acesso rodoviário por meio de barreiras automáticas;
- Execução de uma disciplina rigorosa na circulação rodoviária e estacionamento na zona anterior às barreiras;
- Identificação de acessos francos e sem impedimentos às Urgências;
- Propostas para um pagamento justo de estacionamento e diferenciado segundo o tipo de utilizadores;
- Necessidade de disciplinar a zona Norte e manter um corredor franco de acesso aos bombeiros na circulação principal e junto às traseiras do edifício principal.
Solução adotada
Toda a gestão é interna, incluindo o controlo de entradas, saídas, proibição de estacionamento e pagamentos quer por meios automáticos quer humanos.
Foi implementado um sistema de controlo e gestão de acesso de veículos e estacionamento, baseado em tecnologia de bilhetes de código de barras (utentes e visitas) e cartões de proximidade (funcionários).
Foi elaborado e implementado o regulamento interno e de acesso de conhecimento de todos os funcionários. (...)
Artigo publicado na edição nº 86
Nuno Jorge, Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar de Lisboa Norte
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