ULS São José realiza técnica para tratar osteomielite da tíbia
- 14 agosto 2024, quarta-feira
- Gestão

Fotografias: ULS São José
Pela primeira vez na Península Ibérica foi realizado com êxito, na ULS São José, um procedimento cirúrgico inovador para tratar um caso complexo de osteomielite da tíbia, decorrente de uma fratura exposta após um acidente de viação.
De acordo com a ULS São José, o doente, tratado pela equipa multidisciplinar de Infeção Osteoarticular, foi submetido a um tratamento em dois tempos. No primeiro tempo cirúrgico, foi realizada a ressecção do segmento infetado da tíbia esquerda, com uma dimensão total de 16 centímetros. Para estabilizar a área afetada, utilizou-se um espaçador temporário com antibiótico e um fixador externo. Foi necessário realizar, além disso, um retalho livre para cobertura musculocutânea do defeito resultante.
No segundo tempo, o fixador externo e o espaçador com antibiótico foram removidos, seguindo-se osteossíntese com cavilha de transporte ósseo. Este dispositivo inovador possibilita a realização de uma osteogénese distrativa, essencial para reconstruir o segmento ósseo previamente removido.
“O procedimento marca a implantação da quarta cavilha deste tipo em Portugal e a terceira na ULS São José. No entanto, devido ao tamanho significativo do defeito ósseo, a técnica cirúrgica teve de ser adaptada, utilizando-se uma tração por cabos para superar as limitações da cavilha. Foi a primeira vez que esta metodologia foi aplicada com sucesso a oeste dos Pirenéus”, referiu a ULS São José em comunicado divulgado.

As equipas cirúrgicas dos dois tempos foram lideradas por André Grenho, Delfin Tavares (Ortopedia), Luís Vieira e Luís Ribeiro (Cirurgia Plástica e Reconstrutiva), numa abordagem conjunta, num total de 15 horas de bloco, com o apoio de uma vasta equipa de anestesiologistas, enfermeiros e assistentes operacionais.
O cidadão intervencionado foi o décimo doente complexo com osteomielite a ser tratado conjuntamente pela equipa multidisciplinar de Infeção Osteoarticular, que é composta por André Grenho (Ortopedia), Luís Vieira, Luís Ribeiro (Cirurgia Plástica e Reconstrutiva), Sara Lino, Ana Raquel Pinto (Doenças Infecciosas), Vasco Mendes (Microbiologia), Sara Castro (Medicina Interna) e Rita Luís (Anatomia Patológica).
“Este caso exemplifica a diferenciação e a integração de cuidados que a Ortopedia da ULS São José tem vindo a desenvolver ao longo dos anos, reafirmando-se o compromisso com a saúde e o bem-estar da comunidade”, afirmou ainda a ULS São José.
Outros artigos que lhe podem interessar