ULS São José realiza cirurgia a laser à próstata em ambulatório
- 21 junho 2024, sexta-feira
- Gestão

Fotografia: ULS São José
O Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Urologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de São José realizou, na semana passada, pela primeira vez em Portugal, uma cirurgia HoLEP (Enucleação Prostática com Laser Holmium) em regime de cirurgia de ambulatório.
Esta técnica minimamente invasiva é usada para o tratamento da Hipertrofia Benigna da Próstata (aumento do volume da próstata), doença que afeta cerca de 75 por cento dos homens acima dos 55 anos.
De acordo com a ULS de São José, depois de, em novembro de 2022, se ter tornado a primeira instituição de saúde do país a realizar esta cirurgia a laser de forma regular, foi agora novamente pioneira ao realizar a técnica HoLEP em regime de ambulatório. A cirurgia foi realizada por Pedro Baltazar, cirurgião principal e coordenador do projeto de HoLEP em ambulatório, e por Ana Meireles, cirurgiã ajudante.
Esta técnica permite operar doentes através da uretra, por via endoscópica e sem cortes, independentemente do volume prostático, em alternativa ao método clássico, que consiste numa incisão abdominal.
O diretor do Centro de Responsabilidade Integrado (CRI) de Urologia, Luís Campos Pinheiro, destacou que a HoLEP em ambulatório representa um avanço significativo em comparação com o método clássico, que exigia internamentos de três a cinco dias. Agora, pacientes selecionados podem ser tratados sem necessidade de internamento ou com um período reduzido de um a dois dias, beneficiando de menor morbilidade e recuperação mais rápida.
Além de permitir libertar camas de internamento, a cirurgia HoLEP apresenta outras vantagens, entre as quais menor morbilidade e uma recuperação mais rápida do doente, bem como um menor risco de complicações pós-operatórias.
Outros artigos que lhe podem interessar