ULS de Leiria realiza ecoendoscopias brônquicas
- 24 janeiro 2024, quarta-feira
- Gestão

Fotografia: SNS
O Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) iniciou este mês a realização de uma técnica minimamente invasiva que associa, num só procedimento, ecografia e broncoscopia: a ecoendoscopia brônquica, ou EBUS (Endobronchial Ultrasound).
O novo broncoscópio representou um investimento de cerca de 160 mil euros.
Neste exame, efetuado com anestesia geral ou sedação, o médico pneumologista introduz o fibroscópio (tubo flexível) pela boca ou pelo nariz do utente, equipado com uma sonda de ecografia, permitindo aceder com maior facilidade a lesões pouco visíveis em exames convencionais de broncoscopia.
O objetivo passa por visualizar e puncionar (obter biópsias) massas pulmonares e mediastínicas, gânglios linfáticos, paredes das vias aéreas e outras estruturas.
A ecoendoscopia brônquica é utilizada para diagnosticar lesões pulmonares, despistar as suspeitas de doença maligna intra ou extratorácica e tumores de localização central, para fazer o estadiamento ou restadiamento de cancro do pulmão.
Este exame é ainda utilizado para o estudo de adenopatias hilares e mediastínicas, como a sarcoidose, a tuberculose ganglionar ou doenças linfoproliferativas.
Outros artigos que lhe podem interessar