São João implementa nova técnica endoscópica

Fotografia: ULS de São João

O Serviço de Gastrenterologia da ULS de São João implementou recentemente uma técnica inovadora denominada planimetria esofágica de alta resolução que permite uma avaliação abrangente da motilidade (mobilidade dos órgãos) esofágica no contexto de uma endoscopia digestiva alta, medindo com precisão a distensibilidade e o diâmetro do esófago em tempo real.

“Ao permitir a avaliação de sintomas esofágicos durante a endoscopia digestiva alta, esta técnica disruptiva acelera o processo diagnóstico e terapêutico em diferentes situações clínicas, complementando outras avaliações funcionais já estabelecidas”, explicou o diretor do Serviço de Gastrenterologia da ULS São João, Guilherme Macedo.

Para o responsável a planimetria esofágica é uma ferramenta valiosa no diagnóstico e tratamento de diversas condições esofágicas como acalásia, doença do refluxo gastroesofágico e esofagite eosinofílica, e na avaliação funcional do esófago antes e após intervenções endoscópicas ou cirúrgicas, “perspetivando-se o alargamento da sua utilidade clínica a outros segmentos do tubo digestivo”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.