Pode um Hospital “ser mais” do que um hospital?

Fotografia: fernandozhiminaicela_Pixabay

Fui recentemente convidado para participar numa campanha de lançamento de um evento organizado por um país do leste europeu, que terá lugar em Amesterdão, no final do corrente ano, e cujo tema é “More than a Hospital”.

O desafio consistia em escrever uma mensagem curta, que respondesse à seguinte questão: quando é que um Hospital é mais do que um Hospital?

Uma pergunta aparentemente tão simples, ou tão simplesmente formulada, remeteu-me para os meus tempos de aluno da Escola Nacional de Saúde Pública e para um dos mais importantes seminários de todo o Curso de Administração Hospitalar, dado pelo Prof. Carlos Costa.

O tema do seminário, “Critérios de Sucesso do Hospital”, visava “responder” à questão de saber como se avalia o desempenho de um Hospital, quando é que podemos dizer que o Hospital A tem uma boa performance ou, um pouco mais complicado, quando é que o Hospital A é melhor do que o B.

O tema faz as delícias da comunicação social e ocupa grande parte da luta política, ou não fosse a Saúde um setor que toca a vida de todos nós, seja enquanto doentes ou enquanto contribuintes. (...)

Artigo completo na TecnoHospital nº123, mai/jun 2024

Carlos Santos

Administrador Hospitalar

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.