A importância da calibração e metrologia em ambiente hospitalar

Equipamentos médicos que operam de forma inadequada podem comprometer diagnósticos, atrasar tratamentos e colocar vidas em risco.
Um dos pilares para assegurar a confiabilidade desses equipamentos é a calibração ou ensaio. Este processo permite avaliar o erro que os equipamentos apresentam a cada medição e, assim, assegurar que se encontram aptos.
Apesar do papel crucial da metrologia, a sua aplicação no domínio da saúde, em Portugal, encontra-se pouco desenvolvida. Desta forma, a qualidade dos diagnósticos e tratamentos é comprometida pelo défice de ensaios realizados em equipamentos médicos, justificado pela ausência de cultura de calibração. Recentemente, tem-se assistido a um progresso no que toca à obrigatoriedade de calibração e verificação metrológica legal de alguns equipamentos médicos. Estes requisitos são impostos por portarias que têm vindo a ser publicadas desde 2023, contribuindo para a eficiência operacional, segurança do paciente e qualidade na prestação do serviço.
A calibração e a sua importância
A calibração é o processo de comparar a medição realizada por um equipamento com um valor de referência conhecido, fornecido por um padrão metrológico. Este processo permite identificar desvios na medição, denominados erros de medição.
O principal objetivo da calibração é garantir a rastreabilidade metrológica, assegurada pela hierarquização do padrão de calibração utilizado. Como resultado deste processo, obtém-se um certificado de calibração. O responsável do equipamento analisa este certificado tendo em conta os erros e incertezas de medição associadas, uma regra de decisão e um erro máximo admissível (EMA), ou incumbe ao laboratório a avaliação da conformidade do equipamento.
Assim, a calibração de equipamentos deve ser encarada como um meio para assegurar a aptidão dos mesmos em medições rigorosas. Por esse motivo, deve ser escolhido um laboratório de calibração acreditado.
A acreditação de laboratórios é o processo formal de reconhecimento da competência técnica, imparcialidade e independência das entidades que realizam ensaios, calibrações ou análises específicas. Este reconhecimento formal, concedido pelo organismo nacional de acreditação, Instituto Português de Acreditação, atesta que o laboratório cumpre rigorosos requisitos normativos e operacionais, conforme estabelecido na norma internacional NP EN ISO/IEC 17025:2018. (...)
Por Jorge Santos, Mestre em Engenharia Geotécnica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e pós-graduado em Direção de Empresas pela Porto Business School. Diretor do Serviço de Prestação de Metrologia e de Gestão e Tratamento de Roupa Hospitalar do SUCH
Silvia Pereira, Mestre em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto e pósgraduada em Gestão em Unidades de Saúde pela Coimbra Business School, Responsável Técnica do Laboratório de Metrologia em Saúde do SUCH- Serviços de Utilização Comum dos Hospitais.
Catarina Oliveira, Licenciada em Engenharia Biomédica pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto Metróloga do Laboratório de Metrologia em Saúde do SUCH- Serviços de Utilização Comum dos Hospitais.
Leia o artigo completo na TecnoHospital nº 127, janeiro/fevereiro 2025, dedicada ao tema da "Metrologia nos dispositivos médicos e equipamentos de saúde"
Outros artigos que lhe podem interessar