Abraão Ribeiro
Diretor da TecnoHospital
info@tecnohospital.pt
Abraão Ribeiro é licenciado em Engenharia Mecânica e iniciou a atividade profissional na indústria como engenheiro projetista e de produção, e lecionou no ensino oficial e privado por mais de dez anos.
Em 1980 ingressou na empresa TERMEC, até 1984, ano em que integrou o quadro dos Hospitais da Universidade de Coimbra - HUC, acompanhando a fiscalização da construção do novo hospital.
Em 1986 participou na transferência e abertura de serviços para entrada em funcionamento do novo HUC, agora CHUC, com responsabilidades pela manutenção e funcionamento das instalações mecânicas.
Em 1988 foi requisitado, em Comissão de Serviço, para o SUCH, como diretor de projetos, iniciando a exploração partilhada de serviços para vários hospitais.
Em 1990, a convite do governo de Macau, onde permaneceu dois anos, dirigiu serviços dos SIE do Hospital Conde S. Januário, até meados de 1992.
Regressado a Portugal, retomou a atividade de direção e gestão de serviços no SUCH, durante seis anos como diretor do Departamento de Ambiente, alargando a prestação partilhada de serviços.
Em 1996 foi nomeado pelos Ministérios da Saúde e do Ambiente para integrar um grupo de trabalho que produziu a legislação sobre resíduos hospitalares.
Realizou cursos de pós-graduação e, como formador certificado, foi preletor em dezenas de encontros e ações formativas em áreas da gestão, ambiente e engenharia da saúde.
Entre 2006 e 2018 desempenhou o cargo de administrador delegado do SUCH, na Região Centro.
Cumulativamente, a partir de 2014, passou a exercer as funções de diretor da Internacionalização, designadamente, para os países da CPLP e América Latina.
Em 2013 foi nomeado presidente do Conselho de Administração da Neovalor SA, - Empresa em Ambiente e Saúde, cargo que desempenhou até 2015.
Já em 2019 assumiu funções de administrador no Conselho de Administração da empresa de produção alimentar Peipen.
Entre 2012 e 2018 (dois mandatos) foi presidente da APIH - Associação Portuguesa de Infeção Hospitalar, sendo atualmente vice-presidente.
É ainda presidente da direção da ATEHP, pelo terceiro mandato.