Governo cria comissão para planear a Estratégia Nacional da Medicina Genómica
- 20 maio 2021, quinta-feira
- Gestão

O Ministério da Saúde criou uma comissão para definir o roadmap para o planeamento e implementação da Estratégia Nacional para a Medicina Genómica, que apoiará a contribuição de Portugal na iniciativa 1+MG.
O despacho hoje publicado em Diário da República refere que o Governo português assinou, em abril de 2018, a declaração “Towards access to at least 1 million sequenced genomes (1+MG) in the European Union by 2022”, tendo assumido o compromisso de colaborar no estabelecimento de uma estrutura de partilha de dados genómicos e de saúde da população europeia, e de contribuir para a meta de informação genómica e de saúde de um milhão de cidadãos europeus em 2022.
Esta partilha de dados genómicos e de saúde visa melhorar o diagnóstico, terapêutica e prevenção de patologias com contribuição genética significativa, como o cancro, as doenças raras, as doenças cardiovasculares ou as doenças do cérebro.
“O conhecimento gerado criará oportunidades para estimular a investigação e inovação na área da saúde e para melhorar os cuidados em áreas chave da saúde, através da implementação da medicina personalizada como abordagem médica do futuro”, refere o diploma.
A iniciativa 1+MG representa uma oportunidade para o desenvolvimento e implementação da Estratégia Nacional para a Medicina Genómica, a qual permitirá um avanço significativo na adoção de abordagens de medicina personalizada, a par com o desenvolvimento global da medicina nesta área.
A comissão agora criada vai criar um roadmap para o planeamento e implementação dessa estratégia nacional, identificando as suas etapas, atividades, calendarização, necessidades de investimento e posterior acompanhamento do processo.
A comissão, com mandato de três anos, é presidida pelo presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), Fernando de Almeida.
Desde 2018, o INSA tem coordenado, em representação do Ministério da Saúde, a participação de Portugal neste processo, contribuindo ativamente para a preparação do roadmap da iniciativa 1+MG e organizando um grupo de trabalho nacional que envolve múltiplas instituições de relevância para o projeto.
O Despacho n.º 5135/2021 pode ser consultado AQUI.
Outros artigos que lhe podem interessar