GNR e Hospital de Cascais realizam simulação tático-policial
Exercício teve como objetivo preparar as equipas da GNR e do hospital para responderem a cenários de alta complexidade, incluindo um incidente de ordem pública e uma ameaça de bomba
O Comando Territorial de Lisboa, no dia 14 de novembro, promoveu no Hospital de Cascais – Dr. José de Almeida, um exercício de simulação prática em tempo real (LIVEX) para dotar as equipas de capacidade para responderem eficazmente a situações críticas.
O exercício integra o Plano Anual de Treino do Destacamento de Intervenção de Lisboa e permitiu testar a interoperabilidade entre a GNR e o Hospital, aprimorando competências e procedimentos conjuntos. A simulação incluiu a participação de diferentes valências especializadas, como as equipas de intervenção rápida do Comando Territorial de Lisboa e as equipas cinotécnicas e de inativação de explosivos da Unidade de Intervenção (UI) da GNR. Foram ainda ensaiados protocolos de contenção de ordem pública, evacuação de áreas, deteção e desativação de explosivos, em estreita coordenação com os Bombeiros Voluntários de Alcabideche e o Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cascais.
José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, destacou a importância do trabalho conjunto: “Treinar em conjunto com a GNR e outras entidades de emergência fortalece a nossa prontidão e assegura um nível elevado de proteção e confiança para os nossos utentes e profissionais.”
Para a GNR, o LIVEX é uma oportunidade de reforçar a prontidão e a capacidade de resposta em operações que exigem ação coordenada e imediata, maximizando a segurança dos envolvidos. Já para o Hospital de Cascais, a iniciativa sublinha a importância da inovação em segurança, garantindo a proteção e bem-estar da comunidade, sublinha o comunicado das instituições.
Este exercício contou também com a participação dos Bombeiros Voluntários de Alcabideche e do Serviço de Proteção Civil da Câmara Municipal de Cascais.
Outros artigos que lhe podem interessar