A engenharia de processos e a formação nas cozinhas hospitalares em linha fria completa

Para garantir um sistema de nutrição hospitalar eficiente, seja em Linha Quente ou em Linha Fria Completa, é essencial implementar uma metodologia que garanta o êxito da sua implantação, entendendo que se trata de um processo de organização integral que requer a completa planificação a partir da engenharia de desenvolvimento dos processos.
O resultado e os benefícios estão à vista: os pacientes ficam satisfeitos e curam-se mais rapidamente, e além disso os resultados do operador alimentar, isto é, do hospital, melhoram enormemente. Um sistema bem organizado garante importantes poupanças financeiras nos custos alimentares, e poupanças financeiras muito mais importantes porque se os pacientes estão bem nutridos e se recuperam com rapidez, reduzem-se as consequências da má nutrição e os custos hospitalares: diminui o tempo de internamento, há menos exames médicos e menos gastos com medicamentos.
A Universidade de Salamanca desenvolve o Programa Iberoamericano de Modernização da Nutrição (ibMn) nas cozinhas hospitalares de distintos países de língua espanhola e portuguesa na Europa e na América Latina. O programa implementa-se através da Cátedra de Innovação em Gestão de Serviços de Alimentação e Nutrição da Universidade de Salamanca.
Cozinhas hospitalares em Linha Fria Completa: uma alternativa rentável, segura e eficiente
Um sistema corretamente planificado funcionará por si mesmo, não produzirá sobressaltos nem requererá a intervenção do ''gestor-bombeiro" para resolver as situações imprevistas, especialmente nos modelos de Linha Fria Completa. A metodologia de implantação aqui descrita e o seu correto desenvolvimento e execução garantem que não haverá espaço à improvisação e aos imprevistos.
Um sistema corretamente planificado terá em conta que o principal objetivo é a qualidade integral do serviço ao paciente. Para o conseguir não há outro caminho que não seja a aplicação do conhecimento científico em todos os níveis, de forma a garantir a criação de uma Organização em que o pessoal se integre e participe ativamente, com forte motivação e profissionalização, a partir da implantação de um Sistema organizativo forte e coerente.
Os benefícios de uma adequada planificação são variados: qualidade percebida e prestada, retorno do investimento, rentabilidade, segurança alimentar, economia e respeito pelo meio ambiente, melhoria das condições laborais, paz social, flexibilidade e profissionalização (...)
José Juan Santos Hernández, subdiretor da Cátedra de Inovação na Gestão de Serviços de Alimentação e Nutrição da Universidade de Salamanca, diretor do Programa Iberoamericano de Modernização da Nutrição Hospitalar, e diretor de Engenharia de Processos Innova Concept Ingeniería
Artigo completo na TecnoHospital nº100, jul/ago 2020
Outros artigos que lhe podem interessar