Mais de 100 mil euros para investigação oncológica

  • 26 agosto 2024, segunda-feira
  • Gestão

Concurso criado este ano pelo National Cancer Hub-PT (NCH-PT) vai distribuir financiamento por quatro projetos de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (IC&IB) na área do cancro

Trata-se da primeira edição do National Cancer Hub-PT, coordenado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pela Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) através do Programa Nacional para as Doenças Oncológicas (PNDO).

O concurso teve uma taxa de sucesso de 20% das candidaturas elegíveis, correspondendo a um financiamento total de 103 626,76 euros.

De acordo com a DGS, as candidaturas submetidas a concurso demonstram a multidisciplinaridade necessária nesta vertente, incidindo não somente em projetos científicos, mas também de capacitação e de literacia na área da IC&IB em cancro. No que respeita às áreas temáticas, verificou-se uma grande diversidade, destacando-se a área de sobreviventes e qualidade de vida (16%), seguida da área de diagnóstico e tratamento (15%), de prevenção (14%) e de deteção precoce (9%). Igual diversidade foi observada em projetos de áreas transversais tais como a investigação e desenvolvimento (16%), o cancro pediátrico (16%) e a informação em saúde (14%). 

Este concurso surgiu no âmbito da colaboração entre a DGS e a AICIB, definida pelo Despacho n.º 11429/2021, com a missão de coordenar, promover e apoiar a implementação das iniciativas europeias na área das doenças oncológicas em Portugal, definindo as estratégias de ação e financiamento, alinhadas com o PNDO e a Estratégia Nacional de Luta Contra o Cancro, Horizonte 2030. 

Os resultados podem ser consultados em https://www.dgs.pt/em-destaque/dgs-e-aicib-atribuem-mais-de-100-mil-euros-para-financiar-projetos-em-icampib-na-1-edicao-do-concurso-nch-pt-2024.aspx

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.