CHUA utiliza procedimento não invasivo para tratamento do glaucoma

O Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA) realizou esta semana duas intervenções para tratamento do glaucoma com recurso a uma técnica não invasiva que passa a estar, a partir de agora, disponível no CHUA.

As cirurgias de ablação ultrassónica do corpo ciliar, realizadas pela equipa do Serviço de Oftalmologia de Portimão, permitem tratar a pressão intraocular elevada que conduziu ao glaucoma, evitando o agravamento da doença que pode levar à perda severa de visão ou mesmo a uma situação de cegueira irreversível.

O médico oftalmologista do CHUA que realizou esta intervenção, Filipe Isidro, explicou que “este procedimento, ao contrário dos outros tratamentos cirúrgicos preconizados para o tratamento do glaucoma, tem a vantagem de ser não invasivo, anulando assim as complicações dos procedimentos típicos que criam cirurgicamente uma ‘abertura’ (fístula) para drenar o líquido, o que acarreta sempre riscos de infeção associados, que por vezes podem ser graves”.

“É então uma técnica mais segura, com muito menos efeitos secundários e que, a longo prazo, salvaguarda o olho”, sublinhou.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.