Aplicações da metrologia em cuidados de saúde

Imagem: Gigiisprod/ Pixabay

Ao longo das últimas décadas, a crescente consciencialização para a necessidade da melhoria contínua dos serviços e cuidados de saúde tem evoluído de uma forma significativa, permitindo a utilização de instrumentos cada vez mais sofisticados e complexos.

Esta evolução tem proporcionado o acesso a novos meios de diagnóstico e de terapêutica, com otimização dos respetivos parâmetros de eficácia e de eficiência, sendo também nesta matéria os resultados das medições parâmetros fundamentais.

Considerando que o valor de qualquer grandeza é determinado através de medições, a sua influência nos processos de decisão, designadamente nos que envolvem a avaliação clínica e, por conseguinte, a evolução do diagnóstico e/ou tratamento, é, indiscutivelmente, uma realidade na sociedade. Nesta vertente, a importância da Metrologia em saúde, como ciência da medição, apresenta-se de uma forma permanente e transversal. O subsistema nacional de metrologia, inserido na estrutura organizacional do Sistema Português da Qualidade, é coordenado pelo Instituto Português da Qualidade e desempenha um papel fundamental na consecução da garantia da Qualidade, enfatizando-se a sua relevância nos serviços e nas instituições de saúde.

A importância da rastreabilidade metrológica das medições

Entre as várias atribuições da Metrologia, salienta-se a definição das unidades de medida internacionalmente aceites, onde naturalmente se inclui os padrões e os instrumentos de medição, bem como todos os assuntos que estão relacionados com as medições (Ferreira, 2013).

No domínio da saúde, as características metrológicas dos instrumentos médicos com função de medição, habitualmente designados por equipamentos médicos, e o rigor das medições preconizadas pelos mesmos, apresentam-se como fatores determinantes em saúde. A fundamentação para tal, assenta na importância da indicação dos resultados das medições, que influenciam a decisão/evolução do diagnóstico e/ou tratamento. Essas medições contribuem assim, de forma significativa, para o diagnóstico clínico e processos terapêuticos, com o consequente impacto no doente/utilizador ou cliente (Ferreira, 2011).

Nesta matéria refira-se, como exemplo, a importância da utilização dos equipamentos de ultrassons (ecógrafos) na medição exata do diâmetro de um vaso, amplamente utilizado em protocolos cardiovasculares (...)

Por Maria do Céu Ferreira, Doutorada e mestre em Engenharia Industrial pela FCT/UNL,
Especialista e vogal da comissão de especialização em metrologia da ordem dos engenheiros,
Docente universitária em engenharia industrial e membro da Comissão Setorial da Saúde. 

Leia o artigo completo na TecnoHospital nº 127, janeiro/fevereiro 2025, dedicada ao tema da "Metrologia nos dispositivos médicos e equipamentos de saúde"

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.