Alpiarça inaugura nova USF com cobertura total de médicos de família

D.R.

João Guilerme Oliveira

O concelho de Alpiarça conta oficialmente com novas instalações para a sua Unidade de Saúde Familiar (USF). A inauguração do moderno edifício visa assegurar uma resposta mais eficiente e digna no acesso aos cuidados de saúde primários, servindo atualmente um universo de 6.782 utentes. Um dos principais indicadores de sucesso desta unidade reside no facto de a totalidade da população inscrita ter já médico de família atribuído.

A cerimónia oficial contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que aproveitou a ocasião para classificar as USF como a verdadeira “porta de entrada” no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A governante sublinhou ainda que a concretização deste projeto só foi possível graças a um esforço articulado de cooperação tripartida entre a administração central (Estado), a Câmara Municipal de Alpiarça e a Unidade Local de Saúde (ULS) da Lezíria.

Financiamento e a equipa multidisciplinar

O investimento na edificação deste novo espaço de saúde foi viabilizado através de fundos estratégicos, com destaque para as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e os apoios integrados no Programa Acelerar 2030. Esta modernização visa não só o conforto dos doentes, mas também a otimização das condições de trabalho para os profissionais do setor.

A resposta clínica e administrativa da nova estrutura está assegurada por uma equipe multidisciplinar permanente, construída por:

  • Médicos de medicina geral
  • Enfermeiros
  • Assistentes técnicos
  • Assistentes operacionais

Com esta transição para o novo edifício, as entidades envolvidas preveem uma melhoria significativa na acessibilidade aos cuidados médicos e uma maior capacidade de resposta às necessidades da comunidade local.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.