Assinado Acordo Estratégico para o Hospital do Algarve

  • 30 janeiro 2026, sexta-feira
  • Gestão

D.R.

Foi celebrado a 26 de janeiro o Acordo Estratégico para o novo Hospital Central do Algarve e também o documento de acompanhamento do processo por parte da Universidade do Algarve

Durante a apresentação deste projeto cuja primeira pedra já tinha sido lançada em 2008, o presidente da Unidade Local de Saúde do Algarve, Tiago Botelho, explicou, citado em comunicado do município de Loulé, que este será “um hospital moderno, pensado para o futuro, com uma dimensão e uma ambição à altura da região que serve”. Irá integrar 742 camas, 18 salas de bloco operatório, 74 gabinetes de consulta, 10 salas de partos e 80 postos de hospital de dia, além dos equipamentos de TAC, ressonâncias magnéticas nucleares, aceleradores lineares, entre outros, abrangendo várias especialidades médicas.

Trará uma componente ao nível da resposta oncológica, nomeadamente os primeiros equipamentos públicos de radioterapia do Algarve e todo o diagnóstico e tratamento, incluindo o PET-TAC que irá juntar-se ao que está previsto para Loulé (financiado no âmbito do PRR e com o apoio da Autarquia). O hospital agregará ainda cuidados paliativos, psiquiatria para adultos e psiquiatria na infância e na adolescência.

A Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, marcou igualmente presença na cerimónia, tendo enfatizado a importância da vertente universitária deste equipamento. “Vai centralizar e reforçar os cuidados de saúde especializados no Algarve, mas é também um hospital necessário ao desenvolvimento e sustentabilidade do curso de Medicina e dos diversos cursos de ciências da saúde que aqui se ministram”, afirmou, igualmente citada no comunicado.

A nova reitora da UALG, Alexandra Teodósio, falou do plano existente para deslocalizar parte da sua oferta formativa, criando aqui um “campus da saúde”, agregando a Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas e a Escola Superior de Saúde, melhorando o desenvolvimento da formação e investigação desta estrutura. Para tal, existe um acordo prévio, desenvolvido com as autarquias de Loulé e Faro, mas que “precisa ser revisitado” à luz do novo contexto.

A conceção, projeto, construção, financiamento, conservação e manutenção do Hospital Central do Algarve será realizada em regime de parceria público-privada. O concurso está a ser preparado pela Administração Central do Sistema de Saúde e será “lançado muito em breve”, anunciou a Ministra.

Prevê-se a entrada em funcionamento do equipamento num prazo de 4 a 5 anos, considerando 1 a 2 anos para a escolha do parceiro privado, e 2 a 3 anos para a fase de construção.

O valor da empreitada corresponde a 420,6 milhões de euros.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.