A engenharia biomédica
Num tempo em que a Sociedade 5.0 é apresentada como futuro e determinante para “o Homem no centro de todos os sistemas de promoção da qualidade de vida”, a busca por soluções que permitam o desenvolvimento tecnológico conduz-nos à Engenharia Biomédica, tema que decidimos abordar nesta edição da Tecnohospital.
O presente dossier técnico tem como objetivo mostrar o que é um Engenheiro Biomédico, quanto à sua formação e quanto às funções no setor da Saúde, tanto em regime público como em privado.
Para isso, iniciamos o dossier com o artigo dos Professores Cecília Calado, João Gonçalves e Manuel Matos, no qual detalham a génese do curso de Engenharia Biomédica, bem como as suas várias aplicabilidades no mundo empresarial.
O dossier segue com um artigo, cujo formato é completamente diferente do habitual, intitulado “Depoimentos de Engenheiros Biomédicos”. A construção deste artigo foi concretizada através de vários testemunhos de Engenheiros Biomédicos, nas mais variadas áreas empresariais, permitindo ao leitor enquadrar o papel do engenheiro biomédico na Saúde em Portugal.
A inovação tecnológica dos dispositivos médicos no ramo hospitalar é abordada no artigo “A contribuição da Engenharia Biomédica na inovação em Saúde”, cujo âmbito é demonstrar a engenharia na fase de desenvolvimento, conceção, comercialização e serviço pós-venda dos dispositivos médicos, elaborado pela Eng.ª Catarina Sousa.
Por fim, o dossier é concluído com “O papel do Eng.º Biomédico na substituição de Equipamentos Médicos” da autoria da Eng.ª Vanessa Amaral e no qual se apresenta um modelo multicritério para o cálculo do Índice de Avaliação de Equipamentos (IAE), que permite planear as decisões de investimento.
Em colaboração com Bárbara Rodrigues
Membro do Conselho de Redação da TecnoHospital / ex-Diretor do SIE do CHLN
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@tecnohospital.pt
Outros artigos que lhe podem interessar