Implantação de válvula pulmonar em adolescentes

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) efetuou, a 6 de dezembro, a primeira implantação percutânea de válvula pulmonar em dois adolescentes portadores de cardiopatia congénita operada. De acordo com a unidade hospitalar, o procedimento evitou uma reoperação. Até aqui, este procedimento havia sido realizado pela equipa de hemodinâmica apenas em doentes adultos.

As intervenções foram realizadas no Laboratório de Hemodinâmica do Polo Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e contou com a colaboração do médico Luís Zunzunegui, do Hospital Gregorio Marañon, de Madrid, com uma vasta experiência nesta técnica.

«A correção cirúrgica de algumas malformações cardíacas envolve a formação de um túnel (conduto) entre o ventrículo direito e a artéria pulmonar. Este conduto habitualmente degenera com o tempo, perde a sua função e necessita de ser substituído, e, até agora, na Região Centro, essa substituição só era possível através de um ato cirúrgico», refere o CHUC.

Para o Diretor do Serviço de Cardiologia Pediátrica do CHUC, António Pires, a «implantação de um dispositivo (válvula pulmonar biológica) por cateterismo cardíaco veio substituir a abordagem cirúrgica com claras vantagens para o utente, tratando-se de um procedimento menos agressivo, eficaz e com uma recuperação mais rápida”.

O procedimento obriga a um internamento de dois dias e a alta é concedida 24 horas após a cirurgia, caso não haja complicações.

Mais informação em https://www.sns.gov.pt/noticias/2017/12/12/cirurgia-inovadora-no-chuc/