Utilização de Bombas de Calor para Produção de Água Quente em Instalações Hospitalares

A produção de água quente, quer para climatização, quer para utilização sanitária (AQS), em instalações hospitalares, tem vindo a fazer-se por meio de Caldeiras, queimando inicialmente nafta ou gasóleo e mais recentemente gás natural.

No Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. (IPOLFG) foram instaladas, no final dos anos 70, duas Caldeiras de vapor, com uma potência unitária da ordem dos 2 MW, queimando inicialmente nafta e atualmente gás natural, que asseguram a produção da água quente para climatização e AQS de todos os edifícios desta instituição que integram o complexo da Palhavã, em Lisboa.

A produção de água gelada para climatização dos mesmos edifícios e arrefecimento de equipamentos, tais como os aceleradores lineares e o datacenter, é assegurada por um conjunto de 51 Chillers locais com condensador arrefecido a ar, ao qual se juntam mais 20 unidades do tipo VRV e 317 unidades do tipo split.

Em 2015, o Gestor Local de Energia e Carbono (GLEC) do IPOLFG apresentou ao Conselho de Administração desta instituição, em alternativa a um sistema de trigeração que se pretendia instalar, uma solução assente na utilização de Chillers/Bomba de Calor água/água a 4 tubos, para a produção centralizada de água quente e água gelada.

Por razões de indisponibilidade financeira, a implementação desta solução não avançou, mas a possibilidade de financiamento através do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), no âmbito do programa PORTUGAL 2020, abriu a possibilidade de o IPOLFG retomar o processo de implementação da solução, procedendo à remodelação total do seu sistema de produção de água quente e água gelada.

Assim, em 2016 a solução preconizada pelo GLEC do IPOLFG foi objeto de candidatura ao Concurso POSEUR-03-2016-65, a qual veio a ser aprovada em 2017 com a designação OPERAÇÃO POSEUR-01-1203-FC-000004.

Carlos Dias

Engenheiro Eletrotécnico (ULM), sócio-gerente da empresa CSD - Gabinete de Engenharia, Lda., prestadora de serviços de Gestão Local de Energia e Carbono no IPOLFG

Artigo publicado na edição nº90 da TH