Estacionamento do Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte

Situação passada

A crescente necessidade de estacionamento motivada pelo aumento significativo de veículos utilizados pela população, a expansão da área edificada e dos serviços do Hospital de Santa Maria, a crescente utilização da Faculdade de Medicina e da Escola Superior de Enfermagem, bem como o quase nulo investimento nos arranjos dos espaços exteriores e a dificuldade de controlo de acessos devido aos serviços de urgência, originou uma grande degradação no estacionamento e arruamentos do Hospital de Santa Maria.

Tendo como missão a garantia da equidade e universalidade do acesso e da assistência eficaz e eficiente, foi necessário reformular todos os estacionamentos e arruamentos com vista a mitigar os problemas decorrentes da desordem rodoviária que se sentiam.

Em 2005 surgiu a necessidade de melhorar todo o estacionamento e começou-se por identificar os perfis de utilizadores que acediam ao Hospital.

Caracterização do estacionamento em 2006

- Carga de tráfego muito forte no período da manhã;

- Pressão de estacionamento muito elevada;

- Desordenamento da circulação e do estacionamento;

- Alguns parques de estacionamento em mau estado de conservação;

- Insegurança em alguns parques de estacionamento no período noturno;

- Perímetro do edifício hospitalar inacessível aos bombeiros;

- Redução da capacidade de estacionamento devido a obras e novas construções.

Condicionantes em 2006

- A entrada/saída principal do Hospital que funciona permanentemente;

- A entrada de Abastecimentos funciona das 7 às 17 horas nos dias úteis;

- Garantia do acesso ao parque da Faculdade de Medicina de Lisboa;

- Acessos aos Serviços de Urgência livres e não dependentes da abertura de barreiras;

- O acesso do público em geral limitado à existência de lugar.

Conceitos propostos

- Controlo de acesso rodoviário por meio de barreiras automáticas;

- Execução de uma disciplina rigorosa na circulação rodoviária e estacionamento na zona anterior às barreiras;

- Identificação de acessos francos e sem impedimentos às Urgências;

- Propostas para um pagamento justo de estacionamento e diferenciado segundo o tipo de utilizadores;

- Necessidade de disciplinar a zona Norte e manter um corredor franco de acesso aos bombeiros na circulação principal e junto às traseiras do edifício principal.

Solução adotada

Toda a gestão é interna, incluindo o controlo de entradas, saídas, proibição de estacionamento e pagamentos quer por meios automáticos quer humanos.

Foi implementado um sistema de controlo e gestão de acesso de veículos e estacionamento, baseado em tecnologia de bilhetes de código de barras (utentes e visitas) e cartões de proximidade (funcionários).

Foi elaborado e implementado o regulamento interno e de acesso de conhecimento de todos os funcionários. (...)

Artigo publicado na edição nº 86

Nuno Jorge, Diretor do Serviço de Instalações e Equipamentos do Centro Hospitalar de Lisboa Norte