Usar a robótica nos tratamentos à coluna

A Robótica e a Inteligência Artificial, a par da Doença Metastática Vertebral, serão os temas fulcrais do 8º Congresso da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, que começa já amanhã e prolonga-se até 2 de novembro na Fundação Cupertino de Miranda, no Porto.

Jorge Alves, ortopedista, vice-presidente da SPPCV e presidente da comissão organizadora do congresso define a melhoria da competência dos que lidam com esta patologia como objetivo da sociedade com esta iniciativa. É nesse sentido que a escolha dos tópicos deve recair, segundo o especialista, “sobre tópicos que visam a procura de soluções de melhoria da saúde dos portugueses, nomeadamente a Robótica e a Inteligência Artificial, que têm demonstrado o seu impacto positivo na diminuição do risco de adversidades no tratamento das diferentes doenças da coluna”.

O tema ainda é relativamente novo já que, como explica Jorge Alves à Tecnohospital, “ainda não existe nenhum robot específico para cirurgia de coluna em Portugal”. Existem, no entanto, grupos internacionais a trabalhar a tecnologia e a aplicá-la em doentes. Um desses grupos estará representado no congresso pelo cirurgião ortopédico Harel Arzi.

O robot oferece a possibilidade de introduzir os parafusos de fixação pedicular, necessários em certas patologias, com maior precisão, segundo explica Jorge Alves, mas a parte da descompressão dos nervos e/ou medula é integralmente feita pelo cirurgião.

Questionado sobre a dificuldade que os custos podem representar à introdução deste tipo de tecnologias nos hospitais, Jorge Alves reconhece que o custo será sempre um obstáculo, mas lembra que os robots já foram introduzidos por outras especialidades, “pelo que, comprovando-se a sua utilidade na área da coluna, as administrações hospitalares vão estar recetivas”, acredita.

Nesta edição do congresso haverá também um programa formativo dirigido a especialistas de Medicina Geral e Familiar, por forma a melhor preparar estes profissionais para a orientação dos doentes para as especialidades que tratam a coluna vertebral.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.