ULSTMAD tem consultas de para prevenção de cancro

  • 20 março 2024, quarta-feira
  • Gestão

Fotografia: ULSTMAD

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) avançou na prestação de cuidados de saúde e na prevenção do cancro, com a criação das novas consultas de Grupo de Tumores Hereditários e Oncogenética.

Desta forma, a ULSTMAD apresenta uma gestão proativa de riscos genéticos associados a este tipo de doença, anunciou a instituição, em comunicado.

A diretora do Centro Oncológico da ULS, Marta Sousa, explicou que esta iniciativa tem como objetivo “identificar mutações genéticas associadas ao desenvolvimento de tumores hereditários, disponibilizando uma abordagem multidisciplinar para uma resposta mais eficaz no tratamento, na vigilância atenta e na profilaxia”.

“Os tumores genéticos/hereditários acontecem em cinco a dez por cento dos casos de cancro e têm demonstrado uma tendência crescente. Sendo tumores mais agressivos, há um risco acrescido, que pode ser mitigado com vigilância apertada, tanto nos doentes como nos familiares saudáveis, na consulta de Oncogenética”, lê-se em comunicado.

A geneticista laboratorial da ULSTMAD, Rosário Pinto Leite, salientou a importância desta instituição de saúde “dispor de um Laboratório de Genética, o único fora dos grandes centros (Porto, Coimbra e Lisboa)”.

Este Laboratório “possibilita uma deteção mais célere destas mutações, tanto para os doentes que já têm um histórico de cancro, como para familiares saudáveis, que também podem estar em risco. No ano passado, alcançou o dobro da produção prevista”.

A geneticista clínica da ULSTMAD, Márcia Martins, acrescentou que esta Unidade de Genética Médica, “além dos testes laboratoriais, proporciona aconselhamento genético personalizado, avaliação do risco hereditário familiar e encaminhamento para vigilância clínica e tratamento preventivo, quando necessário”.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.