ULSCB tem dois novos aparelhos para tratar patologias respiratórias

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) dispõe, desde fevereiro, de dois aparelhos de alto fluxo nasal, conhecidos por AIRVO 2.

Estes equipamentos permitem tratar patologias respiratórias graves, agudas e crónicas, designadamente problemas causados pela Covid, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), asma, bronquiectasias, fibrose pulmonar, além de doenças neuromusculares, tal como esclerose lateral amiotrófica e miopatias.

Em comunicado, a ULSCB explicou que “o ar que respiramos contém 21 por cento de oxigénio” e que “com o AIRVO 2 esta percentagem pode atingir os 100 por cento, combinado com a entrega de fluxo de ar até 60 litros, por minuto, de que necessitam os doentes com este tipo de patologias”.

De acordo com a ULSCB, este aparelho veio trazer ao doente mais mobilidade, autonomia, capacidade física e mental, contribuindo para uma maior e melhor qualidade de vida.

Integrado num programa de fisioterapia, o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULSCB está a utilizar o aparelho num doente com DPOC, permitindo-lhe a manutenção e otimização, física e respiratória, estando em perspetiva o seu uso no domicílio.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.