ULS São José realiza primeira tiroidectomia por robótica no SNS

• 25 janeiro 2024, quinta-feira

Fotografia: SNS

A primeira tiroidectomia transaxilar roboticamente assistida no Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi realizada no dia 11 de janeiro de 2024, no Hospital de Curry Cabral, na Unidade Local de Saúde (ULS) de São José, em Lisboa.

“A cirurgia foi um sucesso e a doente encontra-se em franca recuperação”, referiu a ULS de S. José em comunicado.

A equipa cirúrgica foi liderada por Sofia Guerreiro, com a mentoria de uma equipa italiana de Azienda Ospedaliero-Universitaria, de Modena, de que fizeram parte a diretora do Serviço de Cirurgia Geral, Micaela Piccoli, e Barbara Mullineris. Esta equipa detém a maior série de tiroidectomias por robótica na Europa.

De acordo com a ULS de S. José, a utilização desta nova técnica cirúrgica permitirá uma mais rápida recuperação e, pelo facto de ser menos invasiva e agressiva, com sequelas físicas de menor relevância.