ULS São José realiza 1ª cirurgia esofagogastrica robótica

Fotografia: ULS São José

A Unidade Funcional de Patologia Esofagogástrica da ULS São José realizou a primeira cirurgia por abordagem robótica – uma fundoplicatura de Nissen para correção de hérnia do hiato esofágico.

A doente operada encontra-se bem, tendo tido alta 48 horas após o procedimento cirúrgico.

A intervenção, utilizada no tratamento da doença de refluxo gastroesofágico, consiste na reparação do hiato esofágico e realização de uma válvula anti-refluxo, criada pelo próprio fundo gástrico.

De acordo com a ULS São José, a utilização da plataforma robótica permite uma melhoria na precisão dos movimentos cirúrgicos, devido às vantagens tecnológicas oferecidas, como a otimização do sistema ótico e a maior amplitude de movimento dos instrumentos cirúrgicos. Neste método, o cirurgião realiza as operações sentado, numa posição ergonomicamente mais adequada, o que reduz significativamente o desconforto físico durante procedimentos prolongados.

“Este evento é o primeiro de muitos que se seguirão e abre caminho para a realização de intervenções progressivamente mais complexas na área da Patologia Esofagogástrica nesta ULS”, sublinhou a coordenadora da Unidade Funcional de Patologia Esofago-gástrica, Alexandra Pupo.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.