ULS Nordeste tem resposta diferenciada no tratamento para doentes com AVC

• 05 fevereiro 2024, segunda-feira

Fotografia: ULS Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste disponibiliza tratamento diferenciado para doentes com Acidente Vascular Cerebral (AVC), com uma equipa multidisciplinar que alia a abordagem técnica ao “humanismo” na resposta à complexidade da doença.

De acordo com a ULS Nordeste, a Unidade de AVC, que completa 19 anos de atividade na Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, assume uma importante missão no tratamento e acompanhamento de doentes com acidente vascular cerebral no distrito de Bragança, apresentando indicadores positivos que traduzem uma evolução progressiva ao nível dos resultados, frequentemente reconhecidos por doentes e familiares.

“Trata-se de uma doença cujo grau de complexidade tem aumentado progressivamente ao longo dos anos, pelo que exige uma abordagem multidisciplinar exigente do ponto de vista técnico, sendo, por isso, fundamental uma atualização contínua dos conhecimentos teóricos e práticos de toda a equipa, para proporcionar os melhores cuidados diferenciados aos doentes com esta patologia”, refere a ULS Nordeste em comunicado.

Ao longo dos anos e particularmente no último ano, os profissionais desta Unidade têm estado envolvidos em várias atividades científicas e de investigação, nomeadamente no estudo Panorama-AVC (Sociedade Portuguesa do AVC), no estudo ACIN 3 (em cooperação com a ULS de Santo António e a ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro), a coordenação nacional do projeto QASC (projeto internacional para a otimização dos cuidados de enfermagem na área do  AVC – em parceria com a ANGELS Iniciative e o Nursing Research Institute Australia).

A ULS Nordeste realçou ainda a articulação da Unidade de AVC com as Unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados ao nível do encaminhamento de doentes que necessitam de dar continuidade ou de tratamentos específicos na área da reabilitação.

“Tendo em vista a melhoria da acessibilidade, a Unidade de AVC desenvolve a sua atuação em articulação com o Serviço de Medicina Interna da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros ao nível do acompanhamento de doentes com investigação efetuada e clinicamente estáveis, o que permite aumentar a capacidade de resposta nesta área de cuidados”, acrescentou.

Para este ano, a equipa da Unidade de AVC está empenhada em continuar a alargar a área de atuação ao nível do tratamento e acompanhamento do doente com esta patologia através da articulação com outros Serviços, tendo já iniciado a colaboração com o Serviço de Pneumologia da ULS Nordeste ao nível da implementação do protocolo para despiste da síndrome da apneia obstrutiva do sono para todos os doentes internados.

“Ao nível da acessibilidade, de realçar ainda a implementação do exame ecodoppler carotídeo e vertebral, a retoma, que se prevê a curto prazo, da consulta de AVC no Centro de Saúde de Mogadouro, permitindo assim o acompanhamento de doentes em proximidade e com maior comodidade próximo da sua residência, abrangendo os concelhos de Freixo de Espada-à-Cinta, Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso, e ainda a criação de uma consulta de Enfermagem específica nesta área de cuidados”, conclui a ULS Nordeste.