ULS do Nordeste alarga internamento em Cuidados Paliativos

• 23 janeiro 2024, terça-feira

Fotografia: ULS do Nordeste

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste alargou a resposta assistencial ao nível do internamento hospitalar em Cuidados Paliativos e abriu uma nova Unidade de Cuidados Paliativos no Hospital de Mirandela, a funcionar com uma equipa multidisciplinar, que acompanha doentes com necessidades paliativas complexas.

De acordo com a ULS do Nordeste, esta nova resposta permite acompanhar os doentes com necessidades de internamento hospitalar em proximidade, alargando assim a intervenção nesta área ao sul do distrito.

“O Departamento de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste, reafirmando o princípio de que os cuidados paliativos devem ser disponibilizados numa ótica de proximidade, tem vindo a alargar a área geográfica de intervenção, desde novembro de 2009 – altura em que se iniciou o desafio nesta área específica de cuidados – para dar resposta a todas as pessoas que vivem com uma doença ativa, avançada e progressiva, e às suas famílias”, lê-se em comunicado divulgado pela ULS.

Em contexto de proximidade, a ULS do Nordeste tem disponíveis Equipas Comunitárias de Suporte em Cuidados Paliativos em 11 concelhos do distrito.

Na área hospitalar, a ULS do Nordeste conta com uma equipa intra-hospitalar em cada uma das unidades hospitalares – Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela – e alargou agora a sua dotação de camas de internamento em Unidades de Cuidados Paliativos.

As Unidades de Cuidados Paliativos da ULS do Nordeste são também estruturas de formação profissional permanente, de âmbito pós-graduado, nomeadamente de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, entre outras classes profissionais.