ULS de Leiria realiza ecoendoscopias brônquicas

  • 24 janeiro 2024, quarta-feira
  • Gestão

Fotografia: SNS

O Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) iniciou este mês a realização de uma técnica minimamente invasiva que associa, num só procedimento, ecografia e broncoscopia: a ecoendoscopia brônquica, ou EBUS (Endobronchial Ultrasound).

O novo broncoscópio representou um investimento de cerca de 160 mil euros.

Neste exame, efetuado com anestesia geral ou sedação, o médico pneumologista introduz o fibroscópio (tubo flexível) pela boca ou pelo nariz do utente, equipado com uma sonda de ecografia, permitindo aceder com maior facilidade a lesões pouco visíveis em exames convencionais de broncoscopia.

O objetivo passa por visualizar e puncionar (obter biópsias) massas pulmonares e mediastínicas, gânglios linfáticos, paredes das vias aéreas e outras estruturas.

A ecoendoscopia brônquica é utilizada para diagnosticar lesões pulmonares, despistar as suspeitas de doença maligna intra ou extratorácica e tumores de localização central, para fazer o estadiamento ou restadiamento de cancro do pulmão.

Este exame é ainda utilizado para o estudo de adenopatias hilares e mediastínicas, como a sarcoidose, a tuberculose ganglionar ou doenças linfoproliferativas.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.