Hospital de Guimarães realiza procedimento inovador em urologia

O Serviço de Urologia do Hospital da Senhora da Oliveira Guimarães (HSOG) está a realizar um procedimento cirúrgico inovador para o tratamento da Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP).

O procedimento consiste na utilização de um tipo de laser (Greenlight – BostonScientific) para realizar a fotovaporização (destruição por vaporização) do tecido benigno e obstrutivo da próstata, mantendo integras a ereção e continência urinária masculinas.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), até ao momento já foram realizadas cerca de 50 cirurgias na Unidade de Cirurgia de Ambulatório do HSOG, sendo uma novidade num hospital do SNS a realização desta prática em ambulatório.

A partir dos 40-50 anos de idade, dois em cada três homens podem sofrer de HBP, uma patologia que se traduz em queixas relacionadas com a micção, como por exemplo, dificuldade em iniciar ou manter a micção de forma continuada e aumento das idas à casa de banho durante o dia ou durante a noite.

Esta é uma condição que, embora benigna, afeta a qualidade de vida de muitos homens.