ULS Coimbra realiza tratamentos de reabilitação perineal a crianças

  • 01 fevereiro 2024, quinta-feira
  • Gestão

Fotografia: ULS Coimbra

O Serviço de Medicina Física e de Reabilitação (MFR) da Unidade Local de Saúde (ULS) Coimbra iniciou, recentemente, tratamentos a crianças e jovens com disfunções esfincterianas que necessitam de realizar reabilitação perineal.

Esta abordagem consiste no treino e na reeducação dos músculos do períneo ou pavimento pélvico, que se situam na base da bacia e dão suporte aos órgãos pélvicos.

De acordo com a ULS, as crianças que apresentam disfunções esfincterianas são habitualmente acompanhadas nas consultas de Nefrologia e de Cirurgia Pediátrica. Estas disfunções podem provocar um significativo impacto funcional e na qualidade de vida destes utentes, podendo esta técnica, em casos selecionados, ajudar a restabelecer as funções desta região anatómica.

“A Unidade Pediátrica do Serviço de Medicina Física e de Reabilitação da ULS Coimbra torna-se, assim, pioneira na disponibilização de reabilitação perineal em idade pediátrica, em Instituições do Serviço Nacional de Saúde, articulando a sua abordagem com outras especialidades médicas que acompanham estas situações para que, em conjunto, todos cooperem para a melhoria da qualidade de vida destas crianças”, lê-se no comunicado da ULS de Coimbra enviado à redação.

A reabilitação perineal em idade pediátrica é amplamente utilizada há já algumas décadas no estrangeiro, sendo a sua utilização recomendada em diferentes guidelines. De um modo geral, em Portugal, a reabilitação perineal tem sido apenas aplicada em adultos não sendo realizada de forma regular em crianças, sobretudo nas mais jovens.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.