Transplante de órgãos aumentou 36,4% no primeiro semestre de 2023

Portugal registou um aumento de 36,45 por cento no número de órgãos transplantados no primeiro semestre do ano, face ao período homólogo de 2022.

De acordo com o Instituto do Sangue e da Transplantação (IPST), foi assinalado um crescimento de 225 por cento no número de dadores falecidos, com uma taxa de 18 dadores por milhão de habitantes.

Os dados agora divulgados, em comunicado, surgem no âmbito do Dia Nacional da Doação de Órgãos e da Transplantação, que se assinalou a 20 de julho, pelo IPST e pela Sociedade Portuguesa de Transplantação.

O transplante renal representou 53,25 por cento de todos os órgãos transplantados, tendo aumentado em 25 transplantes (5,5 por cento).

De acordo com o IPST, o programa de doação renal cruzada permitiu, no ano passado, a realização de cinco transplantes de dador vivo em dois ciclos, com um primeiro ciclo de dois transplantes e um segundo de três transplantes (desencadeado por um dador altruísta).

Foram transplantados em Portugal, durante 2022, 814 órgãos dos quais 476 são transplantes de rim. O país atingiu ainda um novo recorde ao realizar 76 transplantes de pulmão.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.