Telemonitorização para pacientes com DPOC na ULSTMAD

Fotografia: ULSTMAD

O Serviço de Pneumologia da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) lançou, em abril, um projeto inovador de telemonitorização direcionado a doentes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC).

O objetivo deste projeto passa por mitigar a alta prevalência e gravidade dessa condição de saúde.

“A DPOC, que afeta cerca de 14 por cento da população portuguesa, é uma das principais causas de mortalidade em todo o mundo. Na ULSTMAD, resulta em aproximadamente 60 internamentos por ano devido a exacerbações dessa condição”, refere a ULS em comunicado divulgado.

O projeto de telemonitorização, liderado pela equipa de Reabilitação Respiratória do Serviço de Pneumologia, visa transformar a gestão dessa doença, focando-se na monitorização diária dos sintomas respiratórios e dos sinais vitais dos pacientes, o que permite ajustes personalizados e contínuos no tratamento, “garantindo uma resposta terapêutica rápida e eficaz”.

De acordo com a ULSTMAD, o programa não só reduz significativamente as admissões hospitalares e o uso dos serviços de saúde, mas também fortalece o vínculo entre os doentes e os profissionais de saúde, proporcionando um acompanhamento mais próximo e atento.