Sociedade e Tecnologia

O filósofo espanhol Ortega y Gassett escreveu um dia “Eu sou eu e a minha circunstância”. Eu, cidadão, e a minha circunstância de vida. As memórias do nosso tempo, e as suas circunstâncias, mostram que os grandes desafios que se colocam à nossa sociedade no seu quotidiano implicam uma mobilização grande de toda a comunidade para responder aos mesmos.

As alterações demográficas, com relevo para Portugal, que à entrada de 2030 será o terceiro país mais idoso do mundo, implicam que as instituições de saúde ou da área social devem dar particular atenção a esta temática do envelhecimento, permitindo assim revelar e afirmar as metodologias de substituição de equipamentos e tecnologias para servir as pessoas seniores e/ou doentes e investir num novo paradigma de abordagem nesta área.

Considerando a importância que se prevê para os processos de envelhecimento das populações, bem como a consequente necessidade de inovar nesta área de responsabilidade, devem ser observados os princípios de orientação de forma, por exemplo, a possibilitar o estudo e desenvolvimento do perfil de recursos humanos que devem integrar e prestar serviço nas unidades operacionais de suporte, bem como o aprofundar da organização e interligação com o novo papel dos cuidadores informais, cujo estatuto foi recentemente aprovado.

Ao mesmo tempo torna-se necessário preparar os processos de formação profissional, para permitir aos colaboradores obter as melhores condições de desenvolvimento profissional, observando ainda a articulação com os princípios de qualidade, bem como as regras na área da higiene e segurança no trabalho.

Evidencia-se, assim, a existência de saber conjugar a inteligência emocional com a inteligência artificial, sendo os setores da saúde e social os mais preparados e aptos para tal. A comunidade científica não pode ficar ausente neste processo, já que é necessário manter atualizados estudos sobre o desenvolvimento das questões do envelhecimento, bem como acompanhar a ligação às empresas e às universidades.

Finalmente, avaliar o impacto das novas tecnologias e das alterações climáticas no processo de construção dos equipamentos de nova geração, como são as unidades vocacionadas para idosos, o co-housing e as unidades de cuidados continuados. (...)

António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto e professor universitário de Ciência Política na Universidade Lusófona do Porto

Artigo completo na TecnoHospital nº109, jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Hospital 5.0'