«Sociedade 5.0»

Sociedade 5.0 é um termo que se refere a uma nova sociedade, em que o desenvolvimento tecnológico esteja centrado no ser humano e na busca por soluções realmente valiosas para a vida das pessoas, em todo o planeta. Desta maneira, a sociedade 5.0 tem o intuito de utilizar a inteligência tecnológica para o bem-estar da humanidade, para a sustentabilidade e inclusão.

O conceito de Sociedade 5.0 ou Sociedade da Imaginação, ou ainda Sociedade super-inteligente, nasceu no Japão, em particular como resposta aos desafios da sua população extremamente envelhecida, à força laboral em declínio e aos novos desafios ambientais e energéticos.

"A reforma social (inovação) na Sociedade 5.0 pretende atingir uma sociedade progressista que elimine o sentimento existente de estagnação, uma sociedade na qual os membros demonstrem respeito mútuo entre si, transcendendo as gerações e na qual cada pessoa poderá ter uma vida activa e agradável", pode ler-se no 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia, apresentado pelo governo japonês em 2016.

O maior desafio não é técnico, e sim a mobilização entre autoridades, desenvolvedores da tecnologia e cidadãos em torno do objetivo comum de tornar a sociedade 5.0 real.

O conjunto de artigos que compõe este dossier “Sociedade 5.0” pretende deixar aos leitores uma abordagem ao desenvolvimento de um plano de crescimento para um futuro sustentável, tendo como base as novas tecnologias e a modernização e transformação digital das empresas e hospitais, com vista a humanizá-las para o bem comum e não apenas para atender demandas industriais, económicas ou empresariais específicas.

Com a convergência de todas as inovações e tecnologias, poderemos avançar em conjunto para a co-criação de uma sociedade ideal, para, de facto, melhorar a qualidade de vida do ser humano.

Luís Duarte

Leia a TecnoHospital nº109, jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Hospital 5.0'