SNS recebe 719 veículos elétricos para apoio domiciliário

Fotografia: Stellantis

Na cerimónia realizada a 2 de julho em Mangualde, no distrito de Viseu, o presidente do grupo Stellantis, Carlos Tavares, entregou simbolicamente à secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, 719 veículos elétricos destinados ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Estes veículos serão utilizados para reforçar o apoio domiciliário em todo o país. Além dos veículos, foram também entregues 600 postos de carregamento elétrico, para assegurar o imediato carregamento no ponto de utilização.

A aquisição dos veículos resulta do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a modernização e crescimento sustentável dos cuidados de saúde primários em Portugal. Foram comunicadas pelas entidades abrangidas pelo PRR as suas necessidades, num quadro de aproveitamento dos fundos destinados aos investimentos de modernização da frota dessas entidades.

Os veículos serão distribuídos entre várias regiões do país, com a seguinte alocação:

  • 120 veículos para a Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo
  • 15 para a ARS do Alentejo
  • 81 para a ARS do Algarve
  • 117 para a ARS do Centro
  • 350 para a ARS do Norte

Os restantes serão distribuídos pelas Unidades Locais de Saúde (ULS) da Guarda, Castelo Branco, Matosinhos, Alto Minho, Baixo Alentejo, Litoral Alentejano, Nordeste e ULS do Norte Alentejano.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da República e marcou oficialmente o início da produção de veículos elétricos na fábrica de Mangualde, destacando a importância desta iniciativa para a modernização e sustentabilidade dos serviços de saúde em Portugal.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.