SNS 24 com orçamento de 55ME até 2027 para criar respostas aos utentes

  • 09 agosto 2023, quarta-feira
  • Gestão

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 vai ter um orçamento de 55,1 milhões de euros até 2027 para gestão da operação corrente e criação de novas respostas de saúde para os utentes.

“O Governo reforça, desta forma, as condições de atividade deste serviço central do Serviço Nacional de Saúde, reconhecendo a sua importância na resposta à população, não só como porta de entrada e referenciação dos utentes no SNS, mas também como instrumento de massificação das respostas de telessaúde, que permitem responder com mais equidade e eficiência às necessidades dos cidadãos”, lê-se em comunicado divulgado pelo SNS.

A Portaria de Extensão de Encargos do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, assinada pela secretária de Estado do Orçamento, Sofia Batalha, e pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, foi publicada em Diário da República.

Com a publicação deste diploma, a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E. – SPMS, entidade responsável pela gestão do SNS 24, fica autorizada a assumir um encargo plurianual até ao montante de 55 146 250 euros, a que acresce IVA à taxa legal em vigor, referente aos serviços para desenvolvimento tecnológico, implementação e gestão da operação do Centro de Contacto do SNS.

No diploma, o Governo considera que o novo caderno de encargos do SNS 24 é um pilar fundamental para suportar, estratégica e financeiramente, o desenvolvimento de serviços inovadores e estruturantes, nomeadamente a implementação de teleconsultas médicas centralizadas, a referenciação dos utentes não urgentes para o nível de cuidados mais adequado e o reforço das respostas de telemonitorização de pessoas que vivem com doenças crónicas, entre outros.

Estes serviços encontram-se já em desenvolvimento, tendo sido criada, em março deste ano, a Unidade Central de Prestação de Cuidados de TeleSaúde (UCeT), que funciona no Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) da SPMS.

O SNS 24 conta atualmente com quatro canais – Portal SNS 24, Linha telefónica, App SNS 24 e Balcão SNS 24, sendo hoje uma marca reconhecida por todos os utentes e com crescente utilização.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.