Serviço de Psiquiatria do CHMT premiado

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) recebeu o primeiro prémio da “Bolsa Psiquiatria: Intervenção Comunitária em Saúde Mental”, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM), em parceria com a Altermédica.

O projeto integrado de proximidade em saúde mental, que foi implementado pelo CHMT desde maio de 2021, em pleno contexto pandémico adverso, destacou-se entre mais de duas dezenas de projetos candidatos à bolsa.

O primeiro prémio desta bolsa, no valor de 2 500 euros, foi entregue no âmbito do IV Encontro Nacional das Secções da SPPSM, que se realizou em março passado, em Lisboa.

O trabalho que está a ser desenvolvido há cerca de dois anos pela Equipa Comunitária de Saúde Mental da População Adulta (ECSM-PA) do CHMT destaca-se pela multidisciplinariedade da equipa e pela prestação e promoção de cuidados individualizados e de proximidade na área da Saúde Mental.

Esta equipa é constituída por dois médicos, duas enfermeiras, uma psicóloga, uma assistente social, uma terapeuta ocupacional, uma assistente técnica, contando ainda com outros técnicos em formação.

“O trabalho é articulado em rede e sempre em parceria com as unidades de cuidados de saúde primários, as autarquias locais, com especial relevância para a Câmara Municipal de Ourém entre outras instituições e forças vivas da comunidade, para a promoção da saúde mental junto de uma área de abrangência de população de mais de 40 mil habitantes”, referiu o CHMT em comunicado divulgado.

De acordo com o centro hospitalar, a atividade assistencial desta equipa assume igualmente uma polivalência e dinamismo, assente nos desafios da saúde mental da sociedade atual. Reparte-se entre consultas, visitas domiciliárias, intervenção junto de grupos vulneráveis e famílias, e no desenho e acompanhamento individualizado de reabilitação na doença mental grave.

A promoção da saúde mental e da literacia que lhe é inerente, com o combate ao estigma e ao carácter inclusivo que é necessário incutir na sociedade, são outros pilares da atuação desta equipa do CHMT.