Serviço de Pediatria do CHBM renova certificação

O Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) renovou a sua certificação pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conformidade com o Modelo de Acreditação da Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA), adotado pelo Ministério da Saúde Português, reconhecimento que obteve em 2016.

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, o modelo ACSA é o adotado pela DGS para a certificação das unidades de saúde por ser o que melhor se adapta aos critérios definidos na Estratégia Nacional para a Qualidade em Saúde e por ser um modelo consolidado e reconhecido, concebido para um sistema público de saúde de organização semelhante ao português.

Para a diretora do Serviço de Pediatria, Cristina Didelet, manter este reconhecimento “numa fase de constrangimentos no Serviço Nacional de Saúde, nomeadamente nas Urgências Pediátricas, é um incentivo para toda a equipa que, apesar de todas as dificuldades, mantém padrões de qualidade e competência que constituem um motivo de orgulho e reforçam a vontade de manter a continuidade da atividade e melhoria contínua”.

O Serviço de Pediatria desenvolve a sua atividade ao nível do internamento (Pediatria, Neonatologia e Obstetrícia) e ambulatório (Consulta Externa, Hospital de Dia e Urgência).

No ano passado registou 619 internamentos na Pediatria, 227 na Neonatologia e 1 502 no Berçário/Obstetrícia, e realizou 10 516 consultas médicas, 4 557 consultas de enfermagem, e 1 068 sessões de Hospital de Dia.

O mesmo serviço registou ainda 39 607 atendimentos na Urgência Pediátrica, mais 45,3 por cento do que no ano anterior. Em média, foram observadas 119 crianças/adolescentes todos os dias.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.