São João inicia protocolo de telemonitorização de doentes cirúrgicos graves

Fotografia: ULS do São João

Com vista a melhorar o resultado clínico em doentes com patologia cirúrgica e com critérios de gravidade de nível 1 de cuidados, a ULS do São João iniciou um protocolo clínico pioneiro de telemonitorização.

Assim, doentes internados no Serviço de Cirurgia Geral, com patologia cirúrgica grave, sem critérios de gravidade para admissão em Medicina Intensiva, passam a estar sob monitorização digital, associada à vigilância clínica pela equipa de enfermagem e médica.

Para tal, foi estabelecido um algoritmo de resposta que melhora a comunicação e discussão clínica entre o Serviço de Cirurgia Geral e o Serviço de Medicina Intensiva, facilitando a definição da estratégia clínica e, sempre que indicado, a rápida transferência para o Serviço de Medicina Intensiva.

Segundo a ULS do São João, este protocolo clínico permite uma melhor avaliação dos casos, com a obtenção em tempo real de dados mais detalhados da situação clínica, tais como frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação de oxigénio, temperatura axilar e tensão arterial.

“De acordo com os dados obtidos e com a discussão clínica, é possível adaptar sistematicamente e atempadamente os cuidados prestados aos cuidados necessários”, lê-se em comunicado divulgado.

Além da melhoria do resultado clínico de doentes cirúrgicos graves, esta tecnologia de telemonitorização prevê ainda uma maior eficiência no processo de avaliação dos sinais vitais pela equipa de enfermagem do Serviço de Cirurgia Geral, permitindo a melhoria da qualidade assistencial e mais adequada utilização sistémica do tempo de trabalho destes profissionais.

Este projeto insere-se no financiamento aprovado POCI-05-5762-FSE-000361.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.