São João inicia nova técnica para tratamento de cálculos pancreáticos

A partir do dia 10 de março, o Serviço de Gastrenterologia do Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) irá começar a realizar litotrícia extracorporal (LEC) para o tratamento de cálculos pancreáticos.

“Esta abordagem irá permitir novas soluções para casos complexos, proporcionando uma melhoria no controlo da dor nas situações de pancreatite crónica, diminuição do uso de analgésicos e redução do número de dias de hospitalização”, explicou o diretor do Serviço de Gastrenterologia do CHUSJ, Guilherme Macedo.

O uso da LEC no tratamento de pessoas com pancreatite crónica e litíase pancreática é considerado como o mais avançado nos centros de referência de todo o mundo, para os casos com cálculos pancreáticos de grandes dimensões.

A utilização desta técnica pelo CHUSJ irá permitir também dar resposta aos hospitais da região norte.