Melhorar o acesso a medicamentos urgentes em período noturno

Dezembro foi o mês de arranque do projeto-piloto SAFE (Serviço Nacional de Assistência Farmacêutica), em Bragança, cujo objetivo é melhorar o acesso dos utentes aos medicamentos urgentes durante a noite. O SAFE funciona entre as 21 e as 9 horas, de segunda a sábado. Aos domingos e feriados está disponível todo o dia.

A ideia do projeto é complementar o atual regime de turnos das farmácias. Após a ida à urgência, o utente recebe informação sobre as farmácias de serviço e sobre a disponibilidade dos medicamentos de que necessitam, de forma mais fácil e rápida. Será também possível fazer reservas e solicitar entregas ao domicílio.

Além do atual contacto telefónico com o centro de atendimento especializado, os doentes poderão, no futuro, aceder à informação também através da Internet, de uma aplicação móvel e terminais instalados nas salas de espera. Atualmente, o centro de contacto informa o doente sobre as farmácias de serviço na área da sua preferência geográfica com disponibilidade dos medicamentos receitados.

O projeto SAFE fazia parte do acordo assinado a 3 de fevereiro entre os Ministérios das Finanças e Saúde e a Associação Nacional das Farmácias, e conta com a participação do Infarmed e da ARS-Norte. Poderá ser alargado a outras regiões do país, mediante pedido da respetiva ARS, informa o Infarmed em comunicado.

A dispersão populacional do distrito de Bragança é apontada como motivo para a escolha desta região para acolher o projeto-piloto. A população é servida por 41 farmácias, 15 das quais fazem atualmente serviço no turno: três em serviço permanente e 12 em disponibilidade.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.