Robótica em Cuidados de Saúde

Com o avanço significativo da tecnologia na busca por soluções realmente valiosas para a vida das pessoas, surgem os robôs dotados de inteligência tecnológica artificial, que são cada vez mais procurados para prestar cuidados de saúde a doentes acamados, idosos, ou pessoas com limitações físicas.

Com a pandemia, diversos hospitais elaboraram estratégias e associaram-se a projetos inovadores de robótica que têm como objetivo a desinfeção de espaços hospitalares com recurso a tecnologia autónoma de ponta.

Também na área da cirurgia médica, surgem os robôs manipulados por médicos especializados para a realização de diversas operações, tais como incisões e ressecções, através de controladores idênticos aos das consolas de videojogos.

Nas áreas críticas (Bloco Operatório e U.C.I.), as empresas tecnológicas avançam com projetos inovadores na área de imagem médica que incluem, entre outros, a Integração Nível II com Navegação Gestual nas salas operatórias e a Conectividade nos Cuidados Intensivos.

Em suma, a utilização de robôs para obtenção de melhorias de produtividade é uma tendência crescente na indústria, e é uma das soluções que pode ser explorada para resolver algumas das dificuldades apontadas no setor da saúde.

Contudo, a Inteligência Artificial e os robôs sociais nos cuidados de saúde trazem um novo campo de investigação interdisciplinar que, inevitavelmente, produzirá códigos de ética e regulamentos a fim de assegurar a proteção para profissionais de saúde e pacientes. Esta é outra face e uma nova fronteira que as novas gerações terão de ultrapassar, e um novo desafio para os engenheiros hospitalares, que terão de desenvolver um plano de crescimento para um futuro sustentável, tendo como base as novas tecnologias e a transformação digital das empresas e hospitais com vista a humanizá-las para o bem comum e não apenas para atender demandas industriais, económicas ou empresariais específicas.

O dossier da presente edição da TecnoHospital é dedicado a “Robótica em Cuidados de Saúde”, e conta com a colaboração de profissionais de diversas áreas, que nos dão uma abordagem a vários temas da maior atualidade e interesse, nomeadamente: Robôs cirúrgicos; Robôs para reabilitação; Robôs de assistência; e Robôs para logística hospitalar.

Boa leitura e um Bom Ano Novo!

Em colaboração com Luís Duarte

Artigo da TecnoHospital nº114, nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Robótica em Cuidados de Saúde'

José Torres Farinha

CEMMPRE (Centro de Engenharia Mecânica, Materiais e Processos, Universidade de Coimbra) e ISEC (Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra)