Ressonâncias magnéticas a recém-nascidos sem anestesia

Fotografia: ULS São José

O Serviço de Radiologia da ULS São José – Hospital Dona Estefânia realizou, desde março de 2022, 80 exames de Ressonância Magnética sem necessidade de intervenção anestésica a crianças até aos seis meses de idade.

Até ao início do projeto, os exames – que requerem uma alta colaboração por parte do examinado, o que nesta faixa etária pediátrica representa um grande desafio – eram realizados com apoio de uma equipa de anestesia, o que representava custos acrescidos, dificuldade de acesso e riscos para a criança.

“Este projeto tem por base a técnica Feed & Wrap (F&W) em conjugação com colchões de imobilização específicos para pediatria, o que tem demonstrado sucesso muito elevado em crianças até aos seis meses de idade”, refere a ULS São José em comunicado.

A técnica F&W consiste na gestão de duas necessidades básicas dos recém-nascidos por forma a obter a sua colaboração para o exame de Ressonância Magnética: através de uma teleconsulta, os pais são instruídos a fazerem uma privação do sono e da alimentação da criança. Isso permitirá criar uma janela de tempo em que a criança, após ser alimentada e colocada numa posição de conforto dentro no colchão imobilizador, irá dormir tempo suficiente para a realização do exame.

De acordo com a ULS São José, com a realização de 80 exames de Ressonância Magnética, com sucesso e sem recurso a anestesia, foi possível eliminar a lista de espera na faixa etária até aos seis meses de idade.

A utilização dos colchões imobilizadores tem permitido, igualmente, a realização de Ressonâncias Magnéticas a crianças de faixas etárias mais velhas, quando associadas a sedativos ligeiros (como o hidrato cloral), o que tem permitido a redução de tempos de espera, especialmente a doentes internados.

Este projeto assistencial, que já foi transposto para um procedimento sectorial (TRC.2004), foi já divulgado pela comunidade científica, tendo sido, inclusivamente, galardoado com um prémio.