Recomendações de utilização de oxigénio com concentração de 93%

  • 01 fevereiro 2024, quinta-feira
  • Gestão

Fotografia: Freepik

O Ministério da Saúde divulgou o relatório final do grupo de trabalho, designado em junho de 2023, por despacho do Ministro da Saúde, para analisar a utilização de oxigénio com concentração de 93% na prática clínica, produzido localmente através do recurso a dispositivo médico.

Após avaliar este modo de produção de oxigénio medicinal, o grupo de trabalho considera que nenhum aspeto impede a utilização de O2 93%, desde que sejam utilizados todos os mecanismos de monitorização obrigatórios e sejam asseguradas pela instituição todas as condições para a prática clínica segura, lê-se no comunicado divulgado pelo Serviço Nacional de Saúde.

O grupo de trabalho recomenda ainda que a introdução de nova tecnologia seja feita de forma progressiva e preferencialmente testada nas estruturas de ambulatório.

No âmbito do grupo de trabalho, foram recebidos pareceres da Ordem dos Médicos, da Ordem dos Farmacêuticos, da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia e da Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos.

O grupo de trabalho foi coordenado por António José Pais Martins, designado pelo Gabinete do Ministro da Saúde, incluindo representantes da Entidade Reguladora da Saúde, da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, do Infarmed, da Administração Central do Sistema de Saúde e ainda duas peritas nesta área.

O relatório final pode ser consultado aqui.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.