Projeto do HGO identifica doentes que recorrem mais vezes às urgências

O Hospital Garcia de Orta (HGO) criou, em 2016, um projeto para acompanhar os utentes que recorrem às urgências dez ou mais vezes num ano (os chamados high users ou utilizadores muito frequentes), conseguindo o acompanhamento individualizado de 400 doentes e a redução da procura daquele serviço.

Segundo o HGO, a ideia de criar o projeto Grupo de Resolução dos High Users (GRHU) surgiu depois de ter sido identificado que este problema nacional e internacional de utilização inadequada dos Serviços de Urgência estava a ocorrer na unidade.

Um balanço do projeto revela que a 31 de dezembro de 2022 se registava uma redução de 63,9 por cento de utentes high users, face a dezembro de 2016, o que correspondeu a um decréscimo de 67 por cento do número de episódios em urgência.

No âmbito da sua atividade, o GRHU elabora um plano individual de integração para cada high user, com a colaboração de todos os intervenientes, incluindo as equipas de família das unidades de saúde a que os utentes pertencem.

O GRHU é um grupo de trabalho multidisciplinar, constituído com o apoio do Conselho de Administração do HGO e da Direção do Agrupamento de Centros de Saúde Almada-Seixal, e integra cinco médicos, cinco enfermeiros e três assistentes sociais, das duas instituições.

Os principais objetivos do GRHU são a promoção da gestão integrada dos cuidados centrados nas pessoas; a melhoria do encaminhamento e acessibilidade aos cuidados de saúde, incluindo o apoio social; a adequada e efetiva articulação e integração das diferentes estruturas prestadoras de cuidados; a promoção de ganhos em saúde e atitudes preventivas; e a otimização da resposta do Serviço de Urgência Geral aos utentes efetivamente urgentes e emergentes.

Os utilizadores muito frequentes apresentam, genericamente, necessidades complexas – problemas de saúde mental e física, doenças crónicas múltiplas, suporte social insuficiente e dificuldades socioeconómicas. No plano individual são identificadas as necessidades e os recursos disponíveis para cada utente e é atribuído um gestor de caso de entre os elementos dos GRHU, com o objetivo de avaliar e monitorizar a sua execução.

O projeto, que conta com uma parceria com a Value for Health CoLAB, da Nova Medical School, é um modelo de integração de cuidados centrados na pessoa, articulando recursos sociais (IPSS e outras instituições da comunidade), recursos familiares (rede de suporte e habitação), cuidados hospitalares (serviço de urgência geral e especialidades) e cuidados de saúde na comunidade (equipa de família e equipas de cuidados na comunidade).

Os high users têm alta quando, cumulativamente, tenham menos de quatro episódios de urgência nos 12 meses anteriores e menos de três episódios nos seis meses anteriores.