O papel da Engenharia Biomédica na inovação em saúde

O desenvolvimento exponencial da tecnologia tem impactado, irreversivelmente, o mundo em diversas áreas, nomeadamente na Medicina, o que veio implicar a envolvência de profissionais da engenharia. A Engenharia Biomédica emerge como uma sinergia entre duas profissões dinâmicas e em constante evolução – a Medicina e a Engenharia –, e tem crescido no sentido de oferecer ferramentas para a investigação, diagnóstico e tratamento de doentes pelos profissionais de saúde. A Medicina tem uma longa história de evolução, porém, a que assistimos no tratamento da saúde baseado nas tecnologias é um fenómeno ainda recente.

Os Engenheiros foram chamados a atuar no meio clínico, no final dos anos 60, para dar resposta a preocupações no âmbito da segurança elétrica dos hospitais. Acidentes elétricos decorrentes do uso de equipamentos e dispositivos médicos eram reportados e traduziam-se num problema significativo no meio hospitalar. Por isto, as maiores instituições hospitalares optaram por criar departamentos que fornecessem suporte técnico com a intenção de prevenir e resolver os problemas de segurança elétrica.[1] É nesta altura que surgem os primeiros profissionais de Engenharia Clínica.

O assunto da segurança elétrica foi apenas o primeiro problema a ser identificado, uma vez que os Engenheiros Clínicos rapidamente constataram outras questões que exigiriam a sua intervenção. De facto, a presença de equipamentos tecnológicos neste meio era mal compreendida e a sua manutenção e correto uso estavam comprometidos pela falta de conhecimentos na área. Uma década depois, os Engenheiros Clínicos começaram a ser mais reconhecidos dentro dos hospitais, apoiando as administrações no que dizia respeito à aquisição de equipamento médico que garantisse as especificações técnicas necessárias aos serviços hospitalares. Paralelamente, começaram também a colaborar na formação das equipas médicas para assegurar o correto uso das tecnologias e, consequentemente, garantir a sua eficiência.

Atualmente, a Engenharia Biomédica tem uma responsabilidade acrescida e necessária na Medicina Moderna, na medida em que é com recurso a esta área que a Medicina tem apresentado progressos importantes. (...)

Catarina Sousa, Medtronic

Artigo completo na TecnoHospital nº110, mar/abr 2022, dedicada ao tema 'A engenharia biomédica'