Otorrinolaringologia do ULS Nordeste implementa novas técnicas

  • 02 fevereiro 2024, sexta-feira
  • Gestão

Fotografia: ULS Nordeste

A equipa do Serviço de Otorrinolaringologia (ORL) da Unidade Local de Saúde do (ULS) do Nordeste desenvolveu um atendimento especializado de proximidade, que se diferencia pela evolução contínua ao nível da implementação de técnicas modernas, que contribuem para a melhoria contínua dos cuidados de saúde disponibilizados aos utentes.

O Serviço de Otorrinolaringologia da ULS do Nordeste, integrado na área cirúrgica, conta com uma equipa com vasta experiência nesta área, que é composta por quatro médicos especialistas de ORL e uma audiologista, nas três Unidades Hospitalares – Macedo de Cavaleiros, Mirandela e Bragança –, proporcionando assistência aos utentes do distrito de Bragança e dando ainda resposta a utentes de algumas áreas vizinhas, como por exemplo Vila Nova de Foz Côa e Valpaços, informou a ULS Nordeste em comunicado.

Quanto à atividade clínica, a atuação dos profissionais deste Serviço é polivalente e multifacetada, nomeadamente através da realização de consultas de rotina – nas três unidades hospitalares –, apoio ao Serviço de Urgência e cuidados a doentes internados no âmbito da Otorrinolaringologia (principalmente na Unidade Hospitalar de Mirandela, mas também noutros serviços, incluindo a atenção aos doentes da Unidade de Medicina Intensiva da ULS do Nordeste).

A atividade cirúrgica, de ambulatório e de internamento, é desenvolvida nas instalações da Unidade Hospitalar de Mirandela e abrange todas as áreas da especialidade: cabeça e pescoço, otologia, rinologia e ORL pediátrica.

Modernização de equipamentos de cirurgia

O Serviço adquiriu recentemente equipamento para cirurgia endoscópica naso-sinusal motorizada e substituiu o microscópio cirúrgico por um mais moderno e atualizado, o que veio completar os requisitos para a realização das técnicas cirúrgicas mais atuais e exigentes.

“Na área de audiologia, a realização de exames audiológicos em adultos e doentes pediátricos deverá ser otimizada proximamente, através da colaboração de mais um audiologista, o que permitirá ampliar o apoio aos doentes do sul do distrito”, referiu a ULS.

A atividade do Serviço de Otorrinolaringologia da ULS do Nordeste alcançou uma média de atendimentos de 3 354 doentes nos anos de 2022 e de 2023, o que se traduziu num total aproximado de cinco mil consultas por ano e de 284 cirurgias só em 2023.

Newsletter TecnoHospital

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão da Saúde.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.