Ordem dos Médicos vai premiar projetos de investigação clínica

• 02 agosto 2023, quarta-feira

A Secção Regional Norte da Ordem dos Médicos (SRNOM) e o Banco Carregosa vão atribuir, pelo sexto ano consecutivo, o “Prémio Banco Carregosa/SRNOM”, criado para premiar trabalhos e projetos relevantes na área da investigação clínica.

As candidaturas vão decorrer até ao dia 29 de setembro, estando o anúncio e a entrega dos prémios agendados para a Cerimónia do Juramento de Hipócrates do Porto, no dia 3 de dezembro.

Dos projetos apresentados a concurso serão distinguidos três com prémios no valor global de 25 mil euros, sendo que 20 mil serão entregues ao projeto vencedor e os restantes cinco mil a duas menções honrosas.

O júri desta edição vai ser presidido por Paulo Portas, integrando a presidente do Banco Carregosa, Maria Cândida Rocha e Silva, o anterior bastonário Miguel Guimarães, o infeciologista António Sarmento, o anestesiologista Alexandre Figueiredo e o diretor do Serviço de Neurologia do Centro Hospitalar Universitário de São João, Rui Vaz.

“O Prémio Carregosa é uma excelente iniciativa da instituição, em parceria com a SRNOM”, referiu Paulo Portas, salientando que “este Prémio tem uma audácia rara: incentivar a investigação em medicina”.

“Tem também uma lógica meritória – distinguir os projetos com melhor aplicação aos cuidados de saúde. E já conta com uma tradição profissional, porque reconhece tanto o talento de jovens médicos que procuram a inovação como a experiência e conhecimento dos colegas de outras gerações”, acrescentou o presidente do júri.

Em termos pessoais, “ao contribuir para os trabalhos do júri aprendo muito; o meu contributo é sobretudo o do olhar externo à profissão – mas com profunda admiração pelo progresso da medicina e forte preocupação com a qualidade das políticas de saúde”, disse ainda Paulo Portas.

O presidente do Conselho da SRNOM, Eurico Castro Alves, destacou que “este prémio tem como objetivo apoiar e distinguir a investigação clínica de excelência que os médicos portugueses produzem. É também um reconhecimento da Ordem dos Médicos da sua dedicação à medicina, na procura da inovação e do desenvolvimento do ato médico”.

Para a presidente do Conselho de Administração do Banco Carregosa, Maria Rocha e Silva, “o Banco Carregosa tem a maior satisfação em dar o seu contributo (como uma retribuição e agradecimento à sociedade onde está inserido) para premiar o médico ou o cientista que produza o melhor trabalho de investigação clínica a ser avaliado pelos rigorosos critérios do júri”.

“Escolhemos premiar a investigação clínica porque, sendo reconhecidamente uma atividade nobre, é menos acarinhada do que a investigação científica laboratorial”, explicou Maria Rocha e Silva. “Em termos pessoais e parafraseando o presidente do júri, aprendo muito só por estar envolvida neste processo e aprender é sempre a melhor recompensa”, concluiu.

O regulamento e o formulário de candidatura podem ser consultados na página da SRNOM.